Jogo da Velha quântico

Uma forma de explorar os conceitos necessários para computação quântica é com jogos inspirados em propriedades quânticas.

O artigo a seguir (https://quantumfrontiers.com/2019/07/15/tiqtaqtoe/) propõe um jogo da velha quântico, e tem até um link para baixar o mesmo no Android ou IOS.

Nota: Em inglês, o jogo da velha é conhecido como “Tic-tac-toe”, e por isso, o jogo da velha quântico ficou sendo “Tiq-taq-toe”.

Primeira coisa a notar é que o jogo utiliza qtrits ao invés de qbits, porque há três posições possíveis (vazio, 0 ou X).

A principal mudança nas regras é que é possível colocar os estados em superposição e emaranhamento.

Ex. O jogador X pode escolher duas casas vazias no seu movimento, e estas casas ficam em sobreposição 50%-50% de dar X ou vazio.

Se o jogador 0 escolher as mesmas casas, vai ocorrer um emaranhamento, podendo elas se tornarem 0-X ou X-0 com 50% de probabilidade em cada.

No final do jogo, a função colapsa para algum desses estados, e apura-se o vencedor. Como é algo probabilístico, o vencedor tem que ser apurado após muitos jogos, digamos 100.

Eu gostei bastante da proposta, por ser uma forma lúdica de interpretar conceitos que não fazem parte de nosso cotidiano.

Novamente, o link: https://quantumfrontiers.com/2019/07/15/tiqtaqtoe/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s