IBM Quantum Challenge Fall 2020 – Semana 1

Estou participando do desafio citado, que é aberto a todos.

(https://quantum-computing.ibm.com/challenges/fall-2020)

São três semanas, com alguns exercícios por semana.

Um resumo dos exercícios:

1-a) Noções básicas de circuito. Assim como em computação clássica, os blocos fundamentais são portas lógicas quânticas. Em computação clássica, as portas são utilizadas para criar blocos para fazer aritmética – o half adder e o full adder.

Figura – somador genérico

O exercício foi criar um full adder, utilizando portas lógicas quânticas. A resposta não é muito diferente da computação clássica, mas a diferença é fazer isso no Qiskit, linguagem da IBM.

1-b) O segundo exercício da semana envolveu o Algoritmo de Grover. Este é uma das (poucas) aplicações práticas possíveis em computação quântica: como encontrar a resposta correta, numa base não estruturada (imagine encontrar um número de telefone específico numa lista telefônica).

Há um ganho quadrático do Grover em relação à computação clássica. Um ganho quadrático não é muita coisa – o ideal seria um ganho exponencial como o algoritmo de Shor. Porém, já é um passo otimista, quem sabe num futuro próximo surja alguma aplicação interessante?

O exercício era rodar o algoritmo modificando alguns parâmetros, e estimando o número de passos ótimo para maximizar a chance de encontrar a solução correta.

Não tem muito segredo. A teoria diz que esse número de passos é de arredondar_para_baixo(3*raiz(N)/4), onde N é o tamanho da lista.

Esses foram os exercícios da primeira semana. Imagino que os próximos desafios sejam ligados ao algoritmo de Grover. Uma aplicação deste em otimização combinatória, por exemplo.

Vejamos o que vem a seguir.

Ideias técnicas com uma pitada de filosofia
https://ideiasesquecidas.com/

Entre no grupo de estudos de Computação Quântica:
https://www.facebook.com/groups/1013309389112487

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s